SELECT t.id AS id, t.titulo, ot.id_tag FROM Tags t LEFT JOIN Obras_x_Tags ot ON ot.id_obra=381 AND t.id=ot.id_tag WHERE t.ativo=1 AND ot.id_obra=381 GROUP BY ot.id_tag ORDER BY t.titulo
BORN TO BE NA LIVE! - selfishcâmera
Artista(s): Estela Lapponi

Tag(s): AO VIVO, AUDIOVISUAL, DANÇA, MúSICA, PERFORMANCE

Descrição: Trata-se de um duo de improvisação - uma dançarina e um guitarrista. Ficou em temporada online com 4 exibições da Casa de Zuleika, de Estela Lapponi, graças ao PROAC LAB.

A performance é de improvisação de dança contemporânea, em que Estela é dançarina e videomaker simultaneamente. O celular no modo selfish o tempo todo na mão direita, no modo "girar tela", sugere o efeito de corte durante a apresentação,  como se estivesse sendo editado na hora. 

A sala da casa de Estela era o set e tinha uma instalação de camisetas verdes penduradas,  plantas, megafone, cadeiras e poltronas amontoadas.

O set do guitarrista era no escritório da mesma casa, com uma câmera parada, de baixo para cima, revelando as camisetas verdes penduradas nas eletrocalhas.

A guitarra era noise e a câmera era mareante.

Na descrição do trabalho, Estela menciona: “Em 2020, quando criei esse trabalho, ensaiávamos por whatsapp. Na temporada, pudemos ter um pouco mais de qualidade na transmissão do som da guitarra. Durante a transmissão, ocorrem interferências com os comentários do público ou referência do que está sendo filmado, as dispersões típicas de uma live, que interferem na narrativa”. Além disso, ela acrescenta que, no início do vídeo, tem uma nota introdutória, numa tentativa de contemplar o público cego, pois não tinha dinheiro para ter tecnologia suficiente para uma audiodescrição ao vivo.

Disponível em: https://www.youtube.com/live/JE98tXb8zo0?si=01Ss8ubxyAAYxsuT

 

Experimento de videodança - SELFISHcâmera, que deu origem ao Born to be na Live!

https://youtu.be/SWhtn2IH5Fk?si=itkVq20fF4g8grMu


Edital Universal 2021

Apoio:
2023 - IAP - Inquietações Audiovisuais na Pandemia